Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

Fique por dentro das vagas ofertadas pelo Câmpus Charqueadas neste Vestibular de Verão!

PRÉ-INSCRIÇÕES ATÉ 21/10

Cursos superiores:

Tecnólogo em Sistemas para Internet - 15 vagas

Engenharia de Controle e Automação - 20 vagas

Cursos de nível médio integrado:

Técnico em Informática Manhã - 32 vagas

Técnico em Informática Tarde - 32 vagas

Técnico em Mecatrônica Manhã - 32 vagas

Técnico em Mecatrônica Tarde - 32 vagas

Link de acesso aos editais e inscrições: http://processoseletivo.ifsul.edu.br/vestibular-de-verao-2020

Vestibular 2020

 

Aviso Assistência Estudantil

Imagem

 

Câmpus Charqueadas promove evento “O IFSul e a Região Carbonífera: uma parceria”

No dia 25 de setembro ocorreu o evento “O IFSul e a Região Carbonífera: uma parceria”.  Foram recebidos quatro convidados que, representando grupos diversos, com diferentes históricos e relação com o campus, fizeram uma exposição acerca da relevância do Instituto Federal para a Região Carbonífera (Figura 01) de acordo com sua vivência e percepção. O painel abordou a relevância do IFSul para a formação docente, para a formação do mundo do trabalho, o impacto da implantação do IF na região e as mudanças geradas pela MOCITEC (nossa mostra de ciências e tecnologias). Ao final, foi aberto espaço para debate com o público presente.

Imagem

Figura 01: Apresentação dos painéis para o público.

Autora: Samanta dos Santos de Oliveira Huzalo

A representante do Grêmio Estudantil do IFSul – Câmpus Charqueadas, Isabella Lira, fez a abertura do evento. A primeira fala foi de Everton Ramos, que atua como Especialista de Manutenção na unidade de Charqueadas da Gerdau. Everton falou sobre a parceria tecnológica firmada entre o IFSul e a Gerdau e sobre a qualidade da formação técnica e humana dos estagiários do projeto.

Jorge Junior Dihl dos Santos é poeta e escritor, Graduado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil e pós graduado em Educação e Contemporaneidade pelo IFSul, trouxe memórias de quando fora aluno do PROEJA no IFSul Câmpus Charqueadas, com atuação nos cursos de Informática e Desenho de Construção Civil, bem como da importância do Instituto na sua vida acadêmica, na construção do indivíduo e na qualidade do ensino ofertado à região.

O terceiro painel foi com a servidora municipal de Charqueadas Magda Scarpatti, graduada em Ciências pela PUC/RS e com Especialização em Educação Ambiental. Magda trouxe um retrospecto desde os anos 1930 da área urbana onde hoje está implantado o Câmpus e contou ao público histórias desde a implantação de uma então escola técnica municipal, idealizada em 1992, até os dias de hoje (Figuras 02 e 03).

Imagem

Figura 02: Projeto da Escola Técnica no Parcão, em 1993

Fonte: Magda Scarpatti

Imagem

Figura 03: Palestrante apresentando evolução da área em 2012

Autor: Otávio Schmengler

O painel que encerrou a noite foi da professora da Escola de Ensino Fundamental São Miguel e das escolas CENECistas de Charqueadas e São Jerônimo, Rita de Cássia Luz Rosa.  Graduada em Pedagogia com ênfase em Educação Infantil e Anos Iniciais e com especialização em Filosofia, Sociologia e Orientação Educacional pela UNIASSELVI, Rita tratou da relevância da MOCITEC para a etapa inicial do ensino básico. Através da fala de estudantes, a painelista exemplificou o impacto positivo nos estudos, na autoestima e na conquista da autonomia dos estudantes de ensino inicial e fundamental, afirmando que a mostra de ciências promovida há 13 anos pelo câmpus Charqueadas é um divisor de águas no ensino básico da Região Carbonífera.

 

O evento, que fez parte da mobilização “IFSul Mostra a sua cara”, registrou um público de 130 pessoas, representantes das cidades da Região carbonífera, e finalizou com a manifestação de representantes da platéia que reforçaram a importância das ações realizadas pelo instituto e sugeriram novos passos que podem contribuir com o desenvolvimento da região.

 

 

Outras Notícias

Vestibular
Concursos

Vestibular IFSul 2020