Alunos do Câmpus Charqueadas apresentam projetos inovadores na 40ª MOSTRATEC
O IFSul Câmpus Charqueadas marca presença de destaque na 40ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada entre os dias 28 e 31 de outubro nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Os alunos estão acompanhados pelos professores Andresa Ribeiro e Josué Michels.
Considerado o maior evento do gênero na América Latina, a Mostratec, organizada pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, reúne cerca de 800 projetos de pesquisa de jovens cientistas do ensino fundamental, médio e técnico, vindos de diversos estados brasileiros e de mais de 15 países.
Neste ano, o IFSul Cãmpus Charqueadas está representado por dois projetos:
Projetos Destaque
1. Alfabetizador Braille - Educação e Inclusão
-
Aluno: Enri Medeiros Freitas
-
Orientador: Leandro Câmera Noronha
-
Resumo: O projeto busca desenvolver uma ferramenta tecnológica para facilitar e modernizar o processo de alfabetização em Braille, promovendo maior autonomia e inclusão para pessoas com deficiência visual.
2. Chuva em foco: Usando a tecnologia como auxílio em situações de enchente
-
Alunos: Cecília Rosa Silveira, Manuella de Lima Martha e Willian da Silva Nunes
-
Orientadores: Andresa da Costa Ribeiro, Josué Michels e Marília Rosa
-
Resumo: Diante dos desafios climáticos atuais, o grupo desenvolveu uma solução tecnológica que visa auxiliar no monitoramento e emissão de alertas em áreas com risco de enchentes, utilizando a tecnologia como ferramenta de prevenção e segurança.
Incentivo à Pesquisa
A participação na MOSTRATEC é o resultado de meses de dedicação, pesquisa e orientação. O grupo de estudantes conta com o apoio local dos professores Andresa Ribeiro e Josué Michels, que acompanham os alunos durante a exposição e avaliação dos trabalhos.
O Câmpus Charqueadas parabeniza os alunos e professores orientadores pelo empenho e pela qualidade excepcional dos projetos apresentados, reforçando o compromisso da instituição com o fomento à ciência, à inovação e ao protagonismo estudantil.