Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > EIFCHAR - Equipe do Câmpus Charqueadas na Shell Eco-Marathon no Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página

EIFCHAR - Equipe do Câmpus Charqueadas na Shell Eco-Marathon no Rio de Janeiro

  • Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2022, 13h18
  • Última atualização em Quarta, 24 de Agosto de 2022, 13h18
imagem sem descrição.

Depois de dois anos longe das pistas em decorrência da pandemia, a Shell Eco-marathon, uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética, ocupa novamente o Pier Mauá, no Rio de Janeiro, entre 23 e 25 de agosto. O evento é gratuito e conta com a participação de 34 equipes da América Latina, a maioria do Brasil.
Mais uma vez, estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Charqueadas estão na capital carioca para participar da competição. Eles integram a EIFCHAR, equipe de eficiência energética criada no câmpus, em 2018, e que participou pela primeira vez da Shell Eco-marathon em 2019. Estão no Rio de Janeiro para a disputa deste ano 21 alunos dos cursos de Ensino Médio Técnico Integrado de Mecatrônica e Informática e, também, de Engenharia de Controle e Automação. Eles são coordenados pelo professor Rafael Marquetto Vargas e capitaneados pelas alunas Carol Müller e Bárbara Vencato.
Segundo o professor Rafael Vargas, a EIFCHAR vai competir com um carro elétrico, alimentado por uma bateria, e a prova consiste em dez voltas em um circuito de 840 metros.
- Temos quatro tentativas para completar a prova consumindo o mínimo de energia possível da bateria. A equipe que completar consumindo menos energia ganha. O foco é eficiência energética – diz Vargas.
Nesta terça-feira (23/08), as equipes passam por uma inspeção de segurança e começam os testes na pista. As tentativas oficiais acontecem a partir de quarta-feira (24/08).

SHELL ECO-MARATHON BRASIL

Anualmente, a Shell Eco-marathon Brasil desafia jovens a pensar, desenhar e construir protótipos de carros ultraeficientes. Com disputas em Etanol, Bateria Elétrica e Gasolina, a competição recebe centenas de estudantes para responder aos desafios do futuro da energia.
Nessa competição, realizada pela Shell desde 2016 no país, ganha o time que projetar, construir e dirigir o carrinho que percorrer a maior distância possível com a menor quantidade de energia. Em um espírito de colaboração e trabalho em equipe, dezenas de veículos vão para as pistas em busca de marcas históricas nas categorias Bateria Elétrica e Combustão Interna (Etanol e Gasolina).
A iniciativa é global. Criada em 1939, a Eco-marathon começou como uma aposta entre funcionários da Shell sobre quem conseguia ir mais longe usando a mesma quantidade de combustível. Hoje, 80 anos depois, a competição se estende por três continentes, com eventos anuais na Ásia, nas Américas e na Europa. Em sua 5ª edição, a versão brasileira reúne, no Rio de Janeiro, centenas de estudantes de diversos estados, do Sul ao Norte do Brasil, além de times de outros países da América Latina. Além do Brasil, a Shell Eco-marathon já passou esse ano pelos Estados Unidos, Holanda, França e irá para China, Indonésia e Índia.

* Com informações da Shell Eco-marathon Brasil 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página