Projeto desenvolvido no IFSul Câmpus Charqueadas é primeiro colocado em Feira Internacional no Equador

Confira o depoimento do professor Fábio Itturriet:
"Inicialmente, é preciso destacar que nós recebemos a classificação para a XVI Infomatrix Equador como premiação na XIV Mocitec. Nosso trabalho intitulado "Internet das coisas aplicado ao desenvolvimento de sistemas para diagnóstico remoto de cardiopatias" tirou primeiro lugar na categoria Ensino Superior - Matemática e suas Tecnologias / Ciências da Natureza e suas tecnologias. Esse projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Tecnologias para Saúde (IF4HEALTH) criado no ano de 2020 (https://if4health.netlify. app/). Nosso grupo é composto por três professores: Fábio Pires Itturriet (coordenador do grupo de pesquisa e esteve no evento), André Del Mestre Martins e Juliano Machado. A execução do projeto foi realizada pelos estudantes Patrick Morás (ECA - Apresentou o trabalho), Job Coleraus (ECA) e Marcelo Janke (TSI) que pertencem ao grupo.
O evento ocorreu entre os dias 16 e 19 de março de 2022 na cidade de Quito/Equador. Foi uma oportunidade de apresentar para um público mais amplo os avanços obtidos com o projeto apresentado. Além disso, o estudante precisou apresentar o trabalho em espanhol visando incluir um maior número de pessoas que quisessem conhecer o trabalho e facilitar a compreensão dos avaliadores. No estande, foi colocado um monitor apresentando interativamente o logo da instituição e alguns vídeos demonstrativos do protótipo desenvolvido. Ademais, foram disponibilizados cartões com dados relativos ao projeto e à Instituição para divulgação, futuros contatos e parcerias.
No sábado (19/03) foi realizada a cerimônia de premiação e encerramento do evento no City Hall - Municipality localizado no Centro Histórico de Quito. Com o auditório lotado, o projeto recebeu a medalha de ouro (foto que enviei), comprovando o reconhecimento que o trabalho obteve perante o público e os avaliadores.
Por fim, a participação foi uma oportunidade para um estudante de Engenharia (talvez o primeiro de Charqueadas) apresentar os resultados de pesquisas desenvolvidas no IFSul em outro país. Além do reconhecimento recebido, essa participação contribuiu na formação e crescimento do estudante.
Gostaríamos de agradecer ao campus que custeou a mobilidade ao evento e a FAPERGS que fomenta o projeto com as bolsas de Iniciação científica dos estudantes."
Para acessar as fotos do evento visite nosso face e insta @ifsulcampuscharqueadas.