Pesquisa vai avaliar condições de saúde e hábitos da comunidade acadêmica do IFSul durante a pandemia
Neste sábado (10), começa a ser realizada no IFSul a pesquisa “Respire”, que busca avaliar as condições de saúde física e mental, além de hábitos de vida de estudantes e profissionais da instituição durante a pandemia. O estudo será feito por meio de questionários online, e os dados obtidos servirão de base para viabilizar um plano de ações institucionais para quando ocorrer um retorno às atividades presenciais.
Para a operacionalização da pesquisa, os questionários serão disponibilizados por etapas, com datas de abertura e fechamento específicas para cada câmpus. Confira, no final do texto, o cronograma para a sua unidade.
Segundo os pesquisadores, a ideia foi proposta à Reitoria e a todos os diretores e chefes de Ensino, que aprovaram e institucionalizaram a proposta. O projeto, então, foi enviado à Plataforma Brasil, uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos, e, em seguida, aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa.
Participação da comunidade acadêmica é muito importante
A pesquisa Respire tem como objetivo atingir toda comunidade do IFSul: estudantes de todos os níveis de ensino, professores, técnicos-administrativos, terceirizados e estagiários. Serão dois questionários diferentes, um para estudantes e outro para os profissionais da instituição, com um tempo de resposta estimado de dez minutos, em média.
“É importante ressaltar que todos participem, sem receio algum, já que a pesquisa é segura, e os dados, sigilosos. O resultado obtido será fundamental para subsidiar ações que possam melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade acadêmica”, destaca o coordenador da pesquisa, Thiago Borges.
Acesse e participe!
Para acessar a pesquisa, basta entrar no Moodle do seu câmpus e selecionar o respectivo questionário.
Para mais informações, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou acesse as redes sociais da pesquisa (Instagram / Facebook)
Confira o período de realização da pesquisa na sua unidade:
Reitoria - 31 de julho a 22 de agosto
Pelotas-Visconde da Graça - 31 de julho a 22 de agosto
Sapucaia do Sul - 31 de julho a 22 de agosto
Charqueadas - 10 de julho a 25 de julho
Passo Fundo - 10 de julho a 25 de julho
Camaquã - 10 de julho a 25 de julho
Bagé - 17 de julho a 1º de agosto
Jaguarão - 10 de julho a 25 de julho
Santana do Livramento - 24 de julho a 8 de agosto
Novo Hamburgo - 17 de julho a 1º de agosto
Sapiranga - 31 de julho a 15 de agosto
Venâncio Aires - 24 de julho a 8 de agosto
Lajeado - 31 de julho a 15 de agosto
Gravataí - 7 de agosto a 22 de agosto
Pelotas - pesquisa já aplicada