Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Docentes > Mestrado > Dissertações
Início do conteúdo da página

Dissertações

Escrito por TI - Campus Charqueadas | Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 13h09 | Última atualização em Terça, 10 de Junho de 2025, 14h13 | Acessos: 6588

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO

AUTOR

ORIENTADOR

PROPOSTAS E POLÍTICAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ADMINISTRAÇÃO EJA-EPT NO IFSUL: um estudo a partir do Câmpus Sapucaia do Sul

ADRIANO ROSTIROLLA

ITAMAR LUIS HAMMES

MULHERES NA EJA/EPT (PROEJA): UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA

 

ALINE SEVERO DA SILVA 

CRISTHIANNY BENTO BARREIRO 

AÇÕES ESTRATÉGICAS DE PERMANÊNCIA ESCOLAR, ATRAVÉS DA COMPREENSÃO DAS NECESSIDADES DAS ESTUDANTES MÃES DO IFRS – CAMPUS RIO GRANDE

ALINE SIMOES MENEZES

ITAMAR LUIS HAMMES

NO PASSADO INSPETOR, NO PRESENTE ASSISTENTE: O PAPEL DO ASSISTENTE DE ALUNOS JUNTO AOS JOVENS-ALUNOS NO CAMPUS SAPUCAIA DO SUL

ANA CLAUDIA KOHLS COLVARA

DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES

PARTICIPAÇÃO POLÍTICA JUVENIL: um olhar para, com e sobre juventudes no IFSul – Câmpus Charqueadas

ANDREIA RODRIGUES ESCOBAR

DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES

AFINAL, QUÍMICA PARA QUÊ(M)? A INTEGRAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA À FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA EJA INTEGRADA – EPT DO CURSO TÉCNICO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA

ANDRESSA ARAUJO DA SILVA

JANESSA ALINE ZAPPE

A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NO IFSUL: AÇÕES, CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DOCUMENTAL

ANGELICA CORVELLO SCHWALBE

JANESSA ALINE ZAPPE

A RELAÇÃO ENTRE OFERTA E DEMANDA POR EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA CIDADE DE OSÓRIO-RS

ANILTON VALNEI DE AQUINO JUNIOR 

MARIA RAQUEL CAETANO 

A EXCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES DOS PRIMEIROS ANOS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFSUL/CAMPUS CAMAQUÃ: MOTIVOS DA REPROVAÇÃO E DA EVASÃO

ANTONIO MARCOS PACHECO COUTINHO

MANOEL JOSE PORTO JUNIOR

POSSIBILIDADES DE ACESSO E PERMANÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO NO IFSUL – CAMPUS SAPUCAIA DO SUL

 

ANTONIO SOARES JUNIOR DA SILVA 

MARTA HELENA BLANK TESSMANN

GÊNERO E SEXUALIDADE EM CENA: DOS MODOS DE (RE) EXISTÊNCIA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE

 

ARTHUR FELIPPE KINZEL FAUTH 

DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES

A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFRS - CÂMPUS RESTINGA DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19

 

 BRUNA DANIELE DA SILVA 

LUCIANA NEVES LOPONTE 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS ORGANIZADAS NO ÂMBITO DA EPT PARA ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

CILENE MACHADO PARABÔA

RENATA PORCHER SCHERER

INDÚSTRIA 4.0 E SUA REPERCUSSÃO NO ENSINO TÉCNICO

 

CLEITON DUARTE HUCH

MARTA HELENA BLANK TESSMANN

Formação de professores da educação infantil: a inserção da sustentabilidade como tema transversal

CRISTIANE DANIEL VIEIRA

PATRICIA MENDES CALIXTO

AS CONQUISTAS DO PROLETARIADO E OS SENTIDOS DO TRABALHO: UM JOGO DE RPG COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

 

CRISTIANE DOS ANJOS PARISOTO 

ITAMAR LUIS HAMMES

ACESSIBILIDADE EM BIBLIOTECAS: UM ESTUDO DE CASO NA BIBLIOTECA DO IFSUL- CÂMPUS PELOTAS

CRISTIANE PEREIRA DA SILVA

RENATA PORCHER SCHERER

NARRATIVAS FOTOETNOGRÁFICAS E DIVERSIDADE JUVENIL: CONSTRUINDO ITINERÁRIOS DE ENSINO

 

 CRISTIANO SOARES VIANNA 

DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES 

AS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES SOBRE O PROCESSO DE INGRESSO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ATRAVÉS DA LEI N.º 12.711/2012: UM ESTUDO DE CASO NO IFSUL CÂMPUS VENÂNCIO AIRES

DAIANA SCHONS

RENATA PORCHER SCHERER

AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE DE VENÂNCIO AIRES/RS: CONEXÕES ENTRE OS SENTIDOS DO TRABALHO E O BEM-ESTAR

DANIELLE SCHWEICKARDT

PATRICIA MENDES CALIXTO

CONHECER PARA CONSERVAR: A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA GESTÃO PATRIMONIAL DO CÂ MPUS CHARQUEADAS - IFSUL

DARLING GERUZA RIO DE SOUZA

CARLA DE AQUINO

O SERVIDOR TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AUTORRECONHECIMENTO PROFISSIONAL NO IFSUL - CÂMPUS CAMAQUÃ

 

DAVI HENRIQUE ROSSKOPF 

MARIA RAQUEL CAETANO 

A PARTICIPAÇÃO SOCIOPOLÍTICA JUNTO ÀS AÇÕES DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERSPECTIVA DE SEUS SUJEITOS DE DIREITO: UM ESTUDO DE CASO NO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS

DEBORA AMENGUAL FOCQUES

NEI JAIRO FONSECA DOS SANTOS JUNIOR

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE - CAMPUS CHARQUEADAS/RS

DÉBORA REGINA VIEIRA BERTOLLO

MARTA HELENA BLANK TESSMANN

EVASÃO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO A DISTÂNCIA DE UMA ESCOLA DO SISTEMA S: UM ESTUDO DE CASO.

DOUGLAS CAMARGO CARVALHO

PATRICIA MENDES CALIXTO

EDUCAÇÃO CONTINUADA EM EAD PARA TRABALHADORES DO JUDICIARIO ESTADUAL: A EXPERIÊNCIA DO TJ-RS

EDENIR GOMES DOS SANTOS VIEIRA

MARIA RAQUEL CAETANO

TRABALHO DO TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO IFSUL CAMPUS AVANÇADO JAGUARÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA AÇÃO FORMATIVA

 

EDISON VIANA SCHUCH 

CRISTHIANNY  BENTO BARREIRO 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: TRAJETÓRIA DA PRIMEIRA DISCENTE NO IFSUL - CAMPUS CHARQUEADAS

 

EDSON ROBERTO PESSEL 

DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES  

DEMOCRATIZAÇÃO DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL – LIGHT STEEL FRAME COMO MÉTODO CONSTRUTIVO E PEDAGÓGICO

 

EDUARDO RAHYER SOARES

MARTA HELENA BLANK TESSMANN

A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DIAGNÓSTICO E AÇÕES PREVENTIVAS

 

ELENO GUSTAVO BEDUHN KONSGEN

ITAMAR LUIS HAMMES  

PRESSUPOSTOS PARA A MATERIALIDADE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: UM ESTUDO A PARTIR DO CURSO TÉCNICO EM COOPERATIVISMO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFPR – CAMPUS CAPANEMA.

 

ELIANE DE SOUZA SABATINI 

ITAMAR LUIS HAMMES

JUVENTUDES, ESCOLA E TRABALHO: NARRATIVAS DE JOVENS-ALUNOS DO IFSUL EM TEMPOS DE PANDEMIA

 ELIZABETE DA SILVEIRA KOWALSKI

 DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES

MOVIMENTOS JUVENIS: A REVITALIZAÇÃO DE ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA PELA ARTE COMO FORMA DE RESISTÊNCIA

 

ELIZANDRA SIRLEI DEL ZOTTO RITTER 

MARIA RAQUEL CAETANO 

O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRS CAMPUS OSÓRIO: RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOB A ÓTICA DOS ESTUDANTES

 

 ELOISE BOCCHESE GARCEZ 

LUCIANA NEVES LOPONTE  

O TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Contribuições para o enfrentamento às Fake News

EMERSON DA ROSA RODRIGUES

NEI JAIRO FONSECA DOS SANTOS JUNIOR

MINICOOPERATIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO

 

 EVANDRO CARLOS DO NASCIMENTO 

LUCIANA NEVES LOPONTE 

ENSINO PROFISSIONAL NO CÁRCERE: UMA PERSPECTIVA FEMININA

FERNANDA DA SILVA SPINDOLA

ITAMAR LUIS HAMMES

SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFSUL

 

FERNANDA MAURENTE MACHADO

RENATA PORCHER SCHERER

A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: UM ESTUDO A PARTIR DE JOVENS ESTUDANTES RESIDENTES NO INTERNATO ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE - IFSUL DO CÂMPUS PELOTAS/VISCONDE DA GRAÇA

FERNANDO JASSIN GUTIERREZ

ITAMAR LUIS HAMMES

SOBRE O VIVER E O SOBREVIVER: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO PARA OS TRABALHADORES TERCEIRIZADOS DO IFRS - CAMPUS OSÓRIO

 

 GABRIEL DE CASTRO TEREZA

 LUCIANA NEVES LOPONTE

O QUE NOS ENSINA O CAMPO: UMA REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA DO IFSUL COM EDUCAÇÃO DO CAMPO E O MOVIMENTO DOS AGRICULTORES SEM TERRA

 

GABRIEL RODRIGUES BRUNO 

MANOEL JOSE PORTO JUNIOR

PROGRAMA MULHERES MIL NO CÂMPUS VENÂNCIO AIRES DO IFSUL: HISTÓRIAS DE INCLUSÃO E EMANCIPAÇÃO DE MULHERES

GISELLE SCHWEICKARDT

MARIA RAQUEL CAETANO

A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO EDUCATIVO DOS ESTUDANTES DO IFSUL CAMPUS PELOTAS: ESPAÇO INTEGRANTE E PARTICIPATIVO

GISLAINE DA SILVA MACIEL

MARTA HELENA BLANK TESSMANN

RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: MAPEAMENTO DAS VIOLÊNCIAS SOFRIDAS POR MULHERES NO CAMPUS SAPUCAIA DO SUL DO IFSUL

 

GISLAINE GABRIELE SAUERESSIG 

DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES 

A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA TRANSVERSAL, CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS ALUNOS DO PROEJA-CAMPUS CHARQUEADAS - IFSUL

GLAITO BRUM DA CRUZ

PATRICIA MENDES CALIXTO

BIBLIOTECA, É HORA DE OUVIR, PARA DEMOCRATIZAR: CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFSUL CÂMPUS PELOTAS

GLÓRIA ACOSTA SANTOS

MANOEL JOSE PORTO JUNIOR

APORTE PARA A EDUCAÇÃO OMNILATERAL: UMA PROPOSTA PARA O ACOLHIMENTO FUNCIONAL DE SERVIDORES PÚBLICOS INGRESSANTES NO IFSUL, CAMPUS SAPIRANGA

 

GRAZIELA COSTA VIEIRA DE OLIVEIRA 

PATRICIA MENDES CALIXTO 

INFLUÊNCIAS DO PROFEPT NA VIDA DE EGRESSOS

GRAZIELA PASCOAL ARAUJO PALMIERI

NEI JAIRO FONSECA DOS SANTOS JUNIOR

EVASÃO E PERMANÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO A PARTIR DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFSUL CÂMPUS CAMAQUÃ

GRAZIELE FAGUNDES ROSALES   

ITAMAR LUIS HAMMES

ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DIÁLOGOS NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES CONSIDERANDO A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL COMO HORIZONTE PEDAGÓGICO

 

HELENA MIRANDA DA SILVA ARAUJO 

ITAMAR LUIS HAMMES 

MEMÓRIAS DO MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO NO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS

 

JANAINA VARGAS ESCOUTO

LUCIANA NEVES LOPONTE 

A VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES DA EJA-EPT NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE

 JOÃO ORLANDO OLLÉ CORRÊA

 MARIA RAQUEL CAETANO

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND: A CONSTRUÇÃO DO GUIA DO ESTAGIÁRIO PARA A FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM QUÍMICA

JOICY MACHADO BITENCOURT

JANESSA ALINE ZAPPE

A PESQUISA ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

JOSE EDIMILSON MACHADO KOBER

WALKIRIA HELENA CORDENONZI

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO CONTRA A XENOFOBIA E O PRECONCEITO LINGUISTICO

 

 JOSE RICARDO GONCALVES DA COSTA 

MARTA HELENA BLANK TESSMANN

A EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA JUVENTUDE CAMPONESA – UM ESTUDO COM EGRESSOS (AS) DO INSTITUTO EDUCAR PERTENCENTES A REGIONAL DO MST ENIO GUTERRES

JOSENE APARECIDA DOS SANTOS

LUCIANA NEVES LOPONTE

A ABORDAGEM CLIL (CONTENT AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING APRENDIZAGEM INTEGRADA DE CONTEÚDO E LÍNGUA) NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

JULIANA MONTEIRO DOS SANTOS ALMEIDA

MARTA HELENA BLANK TESSMANN

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM GAME ENTRE ALUNOS DO CÂMPUS SAPIRANGA DO IFSUL ENVOLVENDO GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DESSE CÂMPUS

 

JULIANO DE LEON VIERO MARQUES 

LOURENCO DE OLIVEIRA BASSO 

O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO OMNILATERAL: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

 

JULIANO DOS SANTOS DOMINGUES 

MANOEL JOSÉ PORTO JÚNIOR 

O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO OMNILATERAL: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

 

JULIANO DOS SANTOS DOMINGUES 

MANOEL JOSE PORTO JUNIOR 

JOGO ACIDENTE ZERO: ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO EM CURSO TÉCNICO INTEGRADO

 

LEANDRO WALTZER EINHARDT 

CARLOS EMILIO PADILLA SEVERO  

RODAS DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE DIÁLOGO PARA PRESERVAR VIDAS

 

LILIAN KETLI DE SOUZA 

MARIA RAQUEL CAETANO 

ESPAÇOS COLETIVOS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O FORTALECIMENTO DA PROPOSTA INTEGRADA DE ENSINO

 

LIONEI ALVES BROCCA 

LUCIANA NEVES LOPONTE

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº13.415/2017) E A REPERCUSSÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO I. E. E. ASSIS CHATEAUBRIAND, EM CHARQUEADAS/RS

LISANGELA TEIXEIRA LACERDA

MARIA RAQUEL CAETANO

A PERCEPÇÃO DE BEM-ESTAR DOS ESTUDANTES DO 4º ANO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFRS CAMPUS RIO GRANDE

LORAINE LOPES DA SILVA

PATRICIA MENDES CALIXTO

 LUDOSMEC: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA SOBRE INTRODUÇÃO À MECÂNICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO

 

LUCAS MAURICIO DE AZEVEDO 

CARLOS EMILIO PADILLA SEVERO

A EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS COMO PERSPECTIVA DE FORTALECIMENTO DA CIDADANIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

 

LUCIANE ANDRESSA ZIMMER LINCK 

MARTA HELENA BLANK TESSMANN

UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA DA ESCOLA TÉCNICA MUNICIPAL FARROUPILHA DE TRIUNFO, RS, COM APORTE DA ABORDAGEM CIÊNCIA – TECNOLOGIA – SOCIEDADE (CTS): PRÁTICA DOCENTE E EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES CONCLUINTES

 

LUCIANE ESSWEIN 

LUCIANA NEVES LOPONTE

TRAJETÓRIAS DE DESISTÊNCIA DE JOVENS-ALUNOS DO IFSUL CAMPUS CHARQUEADAS

 

LUCIMEIRE SILVA STAATS 

DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES 

PRODUTORES AGROECOLÓGICOS E IFRS/CAMPUS VACARIA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA

 

MAICO PARISOTO 

PATRICIA MENDES CALIXTO

O PENSAMENTO LIBERAL, A DÍVIDA PÚBLICA E A POLÍTICA BRASILEIRA: O SUPERÁVIT PRIMÁRIO NO ORÇAMENTO FEDERAL E O IMPACTO NO FINANCIAMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

MAICOM JULIANO SESTERHEIM DA SILVA

MARTA HELENA BLANK TESSMANN

A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: NOTAS A PARTIR DA ATUAÇÃO DOS NEABIS NO IFSUL

MARCELL DA SILVA

NEI JAIRO FONSECA DOS SANTOS JUNIOR

IMPACTOS E CONTRIBUIÇÕES DO USO DE SIMULADOR VIRTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

MARCELO FRANCISCO SCHEDLER

CARLOS EMILIO PADILLA SEVERO

A CIDADANIA DIGITAL COMO DIMENSÃO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: UMA LEITURA A PARTIR DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS

MARCELO LOPES CAIRUGA

NEI JAIRO FONSECA DOS SANTOS JUNIOR

A RELAÇÃO ENTRE DOCENTE E INTÉRPRETE DE LIBRAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

 

 MARGARETH KAYSER PEREIRA 

LOURENCO DE OLIVEIRA BASSO 

REALIDADES TRANSFORMABLES: GRUPO DE ALUNOS URUGUAIOS DE UM CAMPUS BINACIONAL

 

MARTHA FERVENZA RIBEIRO 

PATRICIA MENDES CALIXTO

POLÍTICAS PARA O ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO MORAL A SERVIDORAS NO ÂMBITO DO IFSUL

MELISSA ARAUJO DA SILVA

DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES

Estudo sobre Direitos Humanos no Ensino Médio Integrado: uma proposta para contribuir com a educação integral no IFSul Câmpus Passo Fundo

 

NATÁLIA DIAS

MARTA HELENA BALNK TESSMANN

A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE - IFSUL

 

 PAULO JASSIN GUTIERREZ

 WALKIRIA HELENA CORDENONZI

RELAÇÕES DE TRABALHO E GÊNERO A PARTIR DO OLHAR DAS SERVIDORAS DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE – CÂMPUS CAMAQUÃ

PERSIDA PEREIRA DA SILVA

DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES

ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O AVANÇO NA PERSPECTIVA DA CONCEPÇÃO DE INTEGRAÇÃO

 

REJANE SCHWARTZ KRUGER 

MARIA RAQUEL CAETANO 

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE DO CURSO NORMAL NA CIDADE DE CHARQUEADAS/RS

RENATA DE MENEZES SOARES

 RENATA PORCHER SCHERER

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROEJA EM UM CAMPUS DO IFSUL: VOZ DOS SUJEITO

 ROBERTA PIZZIO CARNEIRO

 MARIA RAQUEL CAETANO

SETOR DE COMPRAS DO IFRS – CAMPUS RIO GRANDE: INTEGRAÇÃO COM AS COORDENAÇÕES DE CURSO

 

ROSANE SOARES DE CARVALHO DUARTE 

MANOEL JOSE PORTO JUNIOR 

O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFSUL - PASSO FUNDO

 

ROSELI NUNES RICO GONÇALVES

LUCIANA NEVES LOPONTE

DIREITO À EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

 

 ROSILANE TERESINHA GOULART ROCHA 

MARIA RAQUEL CAETANO 

NARRATIVAS DOS SUJEITOS DO PROEJA DO CURSO SECRETARIADO DO IFSUL CÂMPUS VENÂNCIO AIRES

 

RUTI ANGELA BARBOSA OLIVEIRA 

PATRICIA MENDES CALIXTO 

TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO E SEUS IMPACTOS ECONÔMICO- FINANCEIROS, ADMINISTRATIVOS E SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO NO IFSUL - CAMPUS CAMAQUÃ

 

SANDRA LEVIEN 

MANOEL JOSÉ PORTO JÚNIOR 

ALTERENSINO: PRODUZINDO A DISCIPLINA DE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DE UM CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE DE COOPERATIVISMO

 

SANDRO FRANZMANN 

CRISTHIANNY BENTO BARREIRO 

O PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA UMA PROPOSTA PARA O IFSUL CAMPUS SAPUCAIA DO SUL

SCHIRLEI GAELZER

LUCIANA NEVES LOPONTE

AS CONTRARREFORMAS DO TRABALHO E DO ENSINO MÉDIO: REPERCUSSÕES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

SELTON VOGT DE SOUZA

MANOEL JOSÉ PORTO JÚNIOR

UTILIZAÇÃO DE VÍDEO COMO FERRAMENTA DE TROCA DE EXPERIÊNCIA PARA ACOLHIMENTO A IMIGRANTES NEGROS

 

SILVANA LURDES MASCHIO 

 LOURENCO DE OLIVEIRA BASSO  

 

SILVIA REGINA DE LIMA VELEDA

 

TRAJETÓRIAS DE MULHERES EM UMA FACÇÃO DE COSTURA DA REGIÃO CARBONÍFERA

SINARA STANGHERLIN DE SOUZA

DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES

A CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A FORMAÇÃO HUMANA A PARTIR DE PARTICIPAÇÕES NA MOCITEC – IFSUL CAMPUS CHARQUEADAS

SONIA DE OLIVEIRA MOTA

MARTA HELENA BLANK TESSMANN

AS CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: UMA AÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE – CAMPUS CHARQUEADAS

SUSANE DO NASCIMENTO NUNES

MARTA HELENA BLANK TESSMANN

O ENSINO HÍBRIDO E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL DOS ESTUDANTES DO CURSO NORMAL

 

TATIANA VANESCA WASUM 

MARTA HELENA BLANK TESSMANN 

A CONSTRUÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO IFSUL – CÂMPUS PELOTAS

 

TICIANA COUGO CARDOSO 

JOSELINE TATIANA BOTH  

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA ESTUDANTES DA EJA EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

VASCO RICARDO AQUINO DA SILVA

CARLOS EMILIO PADILLA SEVERO

 TRAJETÓRIAS DE JOVENS-ALUNOS EGRESSOS DO IFSUL – CAMPUS CHARQUEADAS

 

VICTORIA EINSFELD 

DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES 

A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA EM BIBLIOTECAS ESCOLARES PARA O INCENTIVO À LEITURA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE

VIVIAN IRACEMA MARQUES RITTA

RENATA PORCHER SCHERER

UMA ANÁLISE ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA NA ESCRITA DE ESTUDANTES DO PROEJA COM APOIO DO BLOG NA EDUCAÇÃO

 

VIVIANE BORBA BUENO 

CARLOS EMÍLIO PADILLA SEVERO  

GERENCIALISMO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: REPERCUSSÕES DO PROGRAMA NOVOS CAMINHOS EM UM INSTITUTO FEDERAL

WILLIAM JUNIOR SPERB

 MARIA RAQUEL CAETANO

registrado em:
Fim do conteúdo da página