Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Mestrado ProfEPT > Mestrado > Dissertações
Início do conteúdo da página

Dissertações

Escrito por TI - Campus Charqueadas | Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 13h09 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 13h09 | Acessos: 2965

 

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO

AUTOR

ORIENTADOR

A RELAÇÃO ENTRE OFERTA E DEMANDA POR EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA CIDADE DE OSÓRIO-RS

 

ANILTON VALNEI DE AQUINO JUNIOR  MARIA RAQUEL CAETANO 

JOGO ACIDENTE ZERO: ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO EM CURSO TÉCNICO INTEGRADO

 

LEANDRO WALTZER EINHARDT  CARLOS EMILIO PADILLA SEVERO  

UMA ANÁLISE ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA NA ESCRITA DE ESTUDANTES DO PROEJA COM APOIO DO BLOG NA EDUCAÇÃO

 

VIVIANE BORBA BUENO  CARLOS EMÍLIO PADILLA SEVERO  

TRABALHO DO TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO IFSUL CAMPUS AVANÇADO JAGUARÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA AÇÃO FORMATIVA

 

EDISON VIANA SCHUCH  CRISTHIANNY  BENTO BARREIRO 

RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: MAPEAMENTO DAS VIOLÊNCIAS SOFRIDAS POR MULHERES NO CAMPUS SAPUCAIA DO SUL DO IFSUL

 

GISLAINE GABRIELE SAUERESSIG  DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES 

O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO OMNILATERAL: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

 

JULIANO DOS SANTOS DOMINGUES  MANOEL JOSÉ PORTO JÚNIOR 

TRAJETÓRIAS DE DESISTÊNCIA DE JOVENS-ALUNOS DO IFSUL CAMPUS CHARQUEADAS

 

LUCIMEIRE SILVA STAATS  DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES 

A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DIAGNÓSTICO E AÇÕES PREVENTIVAS

 

ELENO GUSTAVO BEDUHN KONSGEN ITAMAR LUIS HAMMES  

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: TRAJETÓRIA DA PRIMEIRA DISCENTE NO IFSUL - CAMPUS CHARQUEADAS

 

EDSON ROBERTO PESSEL  DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES  

MULHERES NA EJA/EPT (PROEJA): UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA

 

ALINE SEVERO DA SILVA  CRISTHIANNY BENTO BARREIRO 

POSSIBILIDADES DE ACESSO E PERMANÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO NO IFSUL – CAMPUS SAPUCAIA DO SUL

 

ANTONIO SOARES JUNIOR DA SILVA  MARTA HELENA BLANK TESSMANN

GÊNERO E SEXUALIDADE EM CENA: DOS MODOS DE (RE) EXISTÊNCIA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE

 

ARTHUR FELIPPE KINZEL FAUTH  DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES

AS CONQUISTAS DO PROLETARIADO E OS SENTIDOS DO TRABALHO: UM JOGO DE RPG COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

 

CRISTIANE DOS ANJOS PARISOTO  ITAMAR LUIS HAMMES

NARRATIVAS FOTOETNOGRÁFICAS E DIVERSIDADE JUVENIL: CONSTRUINDO ITINERÁRIOS DE ENSINO

 

 CRISTIANO SOARES VIANNA  DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES 

O SERVIDOR TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AUTORRECONHECIMENTO PROFISSIONAL NO IFSUL - CÂMPUS CAMAQUÃ

 

DAVI HENRIQUE ROSSKOPF  MARIA RAQUEL CAETANO 

PRESSUPOSTOS PARA A MATERIALIDADE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: UM ESTUDO A PARTIR DO CURSO TÉCNICO EM COOPERATIVISMO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFPR – CAMPUS CAPANEMA.

 

ELIANE DE SOUZA SABATINI  ITAMAR LUIS HAMMES

MINICOOPERATIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO

 

 EVANDRO CARLOS DO NASCIMENTO  LUCIANA NEVES LOPONTE 

MOVIMENTOS JUVENIS: A REVITALIZAÇÃO DE ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA PELA ARTE COMO FORMA DE RESISTÊNCIA

 

ELIZANDRA SIRLEI DEL ZOTTO RITTER  MARIA RAQUEL CAETANO 

O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRS CAMPUS OSÓRIO: RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOB A ÓTICA DOS ESTUDANTES

 

 ELOISE BOCCHESE GARCEZ  LUCIANA NEVES LOPONTE  

O QUE NOS ENSINA O CAMPO: UMA REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA DO IFSUL COM EDUCAÇÃO DO CAMPO E O MOVIMENTO DOS AGRICULTORES SEM TERRA

 

GABRIEL RODRIGUES BRUNO  MANOEL JOSE PORTO JUNIOR

APORTE PARA A EDUCAÇÃO OMNILATERAL: UMA PROPOSTA PARA O ACOLHIMENTO FUNCIONAL DE SERVIDORES PÚBLICOS INGRESSANTES NO IFSUL, CAMPUS SAPIRANGA

 

GRAZIELA COSTA VIEIRA DE OLIVEIRA  PATRICIA MENDES CALIXTO 

EVASÃO E PERMANÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO A PARTIR DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFSUL CÂMPUS CAMAQUÃ

GRAZIELE FAGUNDES ROSALES    ITAMAR LUIS HAMMES

MEMÓRIAS DO MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO NO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS

 

JANAINA VARGAS ESCOUTO LUCIANA NEVES LOPONTE 

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM GAME ENTRE ALUNOS DO CÂMPUS SAPIRANGA DO IFSUL ENVOLVENDO GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DESSE CÂMPUS

 

JULIANO DE LEON VIERO MARQUES  LOURENCO DE OLIVEIRA BASSO 

O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO OMNILATERAL: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

 

JULIANO DOS SANTOS DOMINGUES  MANOEL JOSE PORTO JUNIOR 

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO CONTRA A XENOFOBIA E O PRECONCEITO LINGUISTICO

 

 JOSE RICARDO GONCALVES DA COSTA  MARTA HELENA BLANK TESSMANN

 LUDOSMEC: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA SOBRE INTRODUÇÃO À MECÂNICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO

 

LUCAS MAURICIO DE AZEVEDO  CARLOS EMILIO PADILLA SEVERO

A EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS COMO PERSPECTIVA DE FORTALECIMENTO DA CIDADANIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

 

LUCIANE ANDRESSA ZIMMER LINCK  MARTA HELENA BLANK TESSMANN

RODAS DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE DIÁLOGO PARA PRESERVAR VIDAS

 

LILIAN KETLI DE SOUZA  MARIA RAQUEL CAETANO 

ESPAÇOS COLETIVOS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O FORTALECIMENTO DA PROPOSTA INTEGRADA DE ENSINO

 

LIONEI ALVES BROCCA  LUCIANA NEVES LOPONTE

PRODUTORES AGROECOLÓGICOS E IFRS/CAMPUS VACARIA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA

 

MAICO PARISOTO  PATRICIA MENDES CALIXTO

A RELAÇÃO ENTRE DOCENTE E INTÉRPRETE DE LIBRAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

 

 MARGARETH KAYSER PEREIRA  LOURENCO DE OLIVEIRA BASSO 

REALIDADES TRANSFORMABLES: GRUPO DE ALUNOS URUGUAIOS DE UM CAMPUS BINACIONAL

 

MARTHA FERVENZA RIBEIRO  PATRICIA MENDES CALIXTO

ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O AVANÇO NA PERSPECTIVA DA CONCEPÇÃO DE INTEGRAÇÃO

 

REJANE SCHWARTZ KRUGER  MARIA RAQUEL CAETANO 

SETOR DE COMPRAS DO IFRS – CAMPUS RIO GRANDE: INTEGRAÇÃO COM AS COORDENAÇÕES DE CURSO

 

ROSANE SOARES DE CARVALHO DUARTE  MANOEL JOSE PORTO JUNIOR 

DIREITO À EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

 

 ROSILANE TERESINHA GOULART ROCHA  MARIA RAQUEL CAETANO 

UTILIZAÇÃO DE VÍDEO COMO FERRAMENTA DE TROCA DE EXPERIÊNCIA PARA ACOLHIMENTO A IMIGRANTES NEGROS

 

SILVANA LURDES MASCHIO   LOURENCO DE OLIVEIRA BASSO  

NARRATIVAS DOS SUJEITOS DO PROEJA DO CURSO SECRETARIADO DO IFSUL CÂMPUS VENÂNCIO AIRES

 

RUTI ANGELA BARBOSA OLIVEIRA  PATRICIA MENDES CALIXTO 

TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO E SEUS IMPACTOS ECONÔMICO- FINANCEIROS, ADMINISTRATIVOS E SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO NO IFSUL - CAMPUS CAMAQUÃ

 

SANDRA LEVIEN  MANOEL JOSÉ PORTO JÚNIOR 

ALTERENSINO: PRODUZINDO A DISCIPLINA DE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DE UM CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE DE COOPERATIVISMO

 

SANDRO FRANZMANN  CRISTHIANNY BENTO BARREIRO 

O ENSINO HÍBRIDO E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL DOS ESTUDANTES DO CURSO NORMAL

 

TATIANA VANESCA WASUM  MARTA HELENA BLANK TESSMANN 

A CONSTRUÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO IFSUL – CÂMPUS PELOTAS

 

TICIANA COUGO CARDOSO  JOSELINE TATIANA BOTH  

ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DIÁLOGOS NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES CONSIDERANDO A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL COMO HORIZONTE PEDAGÓGICO

 

HELENA MIRANDA DA SILVA ARAUJO  ITAMAR LUIS HAMMES 

 TRAJETÓRIAS DE JOVENS-ALUNOS EGRESSOS DO IFSUL – CAMPUS CHARQUEADAS

 

VICTORIA EINSFELD  DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES 

UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA DA ESCOLA TÉCNICA MUNICIPAL FARROUPILHA DE TRIUNFO, RS, COM APORTE DA ABORDAGEM CIÊNCIA – TECNOLOGIA – SOCIEDADE (CTS): PRÁTICA DOCENTE E EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES CONCLUINTES

 

LUCIANE ESSWEIN  LUCIANA NEVES LOPONTE

A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFRS - CÂMPUS RESTINGA DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19

 

 BRUNA DANIELE DA SILVA  LUCIANA NEVES LOPONTE 

O PENSAMENTO LIBERAL, A DÍVIDA PÚBLICA E A POLÍTICA BRASILEIRA: O SUPERÁVIT PRIMÁRIO NO ORÇAMENTO FEDERAL E O IMPACTO NO FINANCIAMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

MAICOM JULIANO SESTERHEIM DA SILVA MARTA HELENA BLANK TESSMANN

NO PASSADO INSPETOR, NO PRESENTE ASSISTENTE: O PAPEL DO ASSISTENTE DE ALUNOS JUNTO AOS JOVENS-ALUNOS NO CAMPUS SAPUCAIA DO SUL

ANA CLAUDIA KOHLS COLVARA DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES

JUVENTUDES, ESCOLA E TRABALHO: NARRATIVAS DE JOVENS-ALUNOS DO IFSUL EM TEMPOS DE PANDEMIA

 ELIZABETE DA SILVEIRA KOWALSKI  DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES

A VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES DA EJA-EPT NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE

 JOÃO ORLANDO OLLÉ CORRÊA  MARIA RAQUEL CAETANO

INFLUÊNCIAS DO PROFEPT NA VIDA DE EGRESSOS

GRAZIELA PASCOAL ARAUJO PALMIERI NEI JAIRO FONSECA DOS SANTOS JUNIOR

AS CONTRARREFORMAS DO TRABALHO E DO ENSINO MÉDIO: REPERCUSSÕES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

SELTON VOGT DE SOUZA MANOEL JOSÉ PORTO JÚNIOR

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA ESTUDANTES DA EJA EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

VASCO RICARDO AQUINO DA SILVA CARLOS EMILIO PADILLA SEVERO

A CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A FORMAÇÃO HUMANA A PARTIR DE PARTICIPAÇÕES NA MOCITEC – IFSUL CAMPUS CHARQUEADAS

SONIA DE OLIVEIRA MOTA MARTA HELENA BLANK TESSMANN

ACESSIBILIDADE EM BIBLIOTECAS: UM ESTUDO DE CASO NA BIBLIOTECA DO IFSUL- CÂMPUS PELOTAS

CRISTIANE PEREIRA DA SILVA RENATA PORCHER SCHERER

O PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA UMA PROPOSTA PARA O IFSUL CAMPUS SAPUCAIA DO SUL

SCHIRLEI GAELZER LUCIANA NEVES LOPONTE

EDUCAÇÃO CONTINUADA EM EAD PARA TRABALHADORES DO JUDICIARIO ESTADUAL: A EXPERIÊNCIA DO TJ-RS

EDENIR GOMES DOS SANTOS VIEIRA MARIA RAQUEL CAETANO

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE DO CURSO NORMAL NA CIDADE DE CHARQUEADAS/RS

RENATA DE MENEZES SOARES  RENATA PORCHER SCHERER

BIBLIOTECA, É HORA DE OUVIR, PARA DEMOCRATIZAR: CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFSUL CÂMPUS PELOTAS

GLÓRIA ACOSTA SANTOS MANOEL JOSE PORTO JUNIOR

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS ORGANIZADAS NO ÂMBITO DA EPT PARA ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

CILENE MACHADO PARABÔA  RENATA PORCHER SCHERER

AS CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: UMA AÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE – CAMPUS CHARQUEADAS

SUSANE DO NASCIMENTO NUNES MARTA HELENA BLANK TESSMANN

A EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA JUVENTUDE CAMPONESA – UM ESTUDO COM EGRESSOS (AS) DO INSTITUTO EDUCAR PERTENCENTES A REGIONAL DO MST ENIO GUTERRES

JOSENE APARECIDA DOS SANTOS LUCIANA NEVES LOPONTE

IMPACTOS E CONTRIBUIÇÕES DO USO DE SIMULADOR VIRTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

MARCELO FRANCISCO SCHEDLER CARLOS EMILIO PADILLA SEVERO

A PERCEPÇÃO DE BEM-ESTAR DOS ESTUDANTES DO 4º ANO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFRS CAMPUS RIO GRANDE

LORAINE LOPES DA SILVA PATRICIA MENDES CALIXTO

A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: NOTAS A PARTIR DA ATUAÇÃO DOS NEABIS NO IFSUL

MARCELL DA SILVA NEI JAIRO FONSECA DOS SANTOS JUNIOR

A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO EDUCATIVO DOS ESTUDANTES DO IFSUL CAMPUS PELOTAS: ESPAÇO INTEGRANTE E PARTICIPATIVO

GISLAINE DA SILVA MACIEL MARTA HELENA BLANK TESSMANN

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº13.415/2017) E A REPERCUSSÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO I. E. E. ASSIS CHATEAUBRIAND, EM CHARQUEADAS/RS

LISANGELA TEIXEIRA LACERDA MARIA RAQUEL CAETANO

PROPOSTAS E POLÍTICAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ADMINISTRAÇÃO EJA-EPT NO IFSUL: um estudo a partir do Câmpus Sapucaia do Sul

ADRIANO ROSTIROLLA ITAMAR LUIS HAMMES

AÇÕES ESTRATÉGICAS DE PERMANÊNCIA ESCOLAR, ATRAVÉS DA COMPREENSÃO DAS NECESSIDADES DAS ESTUDANTES MÃES DO IFRS – CAMPUS RIO GRANDE

ALINE SIMOES MENEZES ITAMAR LUIS HAMMES

ENSINO PROFISSIONAL NO CÁRCERE: UMA PERSPECTIVA FEMININA

FERNANDA DA SILVA SPINDOLA ITAMAR LUIS HAMMES

RELAÇÕES DE TRABALHO E GÊNERO A PARTIR DO OLHAR DAS SERVIDORAS DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE – CÂMPUS CAMAQUÃ

PERSIDA PEREIRA DA SILVA DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES

POLÍTICAS PARA O ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO MORAL A SERVIDORAS NO ÂMBITO DO IFSUL

MELISSA ARAUJO DA SILVA DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES

O TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Contribuições para o enfrentamento às Fake News

EMERSON DA ROSA RODRIGUES NEI JAIRO FONSECA DOS SANTOS JUNIOR

A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA TRANSVERSAL, CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS ALUNOS DO PROEJA-CAMPUS CHARQUEADAS - IFSUL

GLAITO BRUM DA CRUZ PATRICIA MENDES CALIXTO

A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NO IFSUL: AÇÕES, CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DOCUMENTAL

ANGELICA CORVELLO SCHWALBE JANESSA ALINE ZAPPE

A EXCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES DOS PRIMEIROS ANOS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFSUL/CAMPUS CAMAQUÃ: MOTIVOS DA REPROVAÇÃO E DA EVASÃO

ANTONIO MARCOS PACHECO COUTINHO MANOEL JOSE PORTO JUNIOR

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página