Perguntas e Respostas sobre o Vestibular de Verão 2021
Prezados candidatos do processo seletivo: fizemos esse tira-dúvidas baseado no edital para facilitar a divulgação de informações, caso permaneça com dúvidas pode encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Precisamos lembrar ainda que é de inteira responsabilidade do candidato acompanhar todas as publicações referentes ao Processo Seletivo – inclusive retificações, resultados de provas e de recursos –, as quais serão feitas exclusivamente no endereço eletrônico http://processoseletivo.ifsul.edu.br para ciência dos interessados.
SOBRE O SORTEIO
Por que este ano o ingresso foi por sorteio? E como esse sorteio aconteceu?
Devido à pandemia de Covid-19, prezando pela segurança de todos, este ano não realizamos prova. Para os cursos superiores se utilizou a nota de anos anteriores do Enem e para o médio integrado foi realizado sorteio. O sorteio ocorreu através do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFSul (https://sgc.ifsul.edu.br/) e foi transmitido ao vivo e pode ainda ser visualizado em https://www.youtube.com/watch?v=RTKDk8rkM-s. Esse sistema gerou uma nota indicativa através da posição em que cada candidato foi sorteado, o primeiro sorteado recebeu a nota mais alta dentro daquele curso e turno e assim sucessivamente. Precisamos lembrar que ainda tivemos ingressos por cotas, então os primeiros sorteados entraram pela modalidade ampla concorrência (assim como acontece nas provas), e as cotas foram preenchidas de acordo com as vagas de cada cota. Como essa distribuição nas cotas não é feita automaticamente pelo sorteador, e sim pelo setor responsável na reitoria (departamento de seleção) que precisa distribuir os candidatos em suas devidas cotas, não foi apresentada uma lista dos sorteados no momento do sorteio, pois não se tinha ainda essa distribuição. As notas obtidas no sorteio foram para a área de candidato de cada participante no mesmo dia do sorteio e as listas com as classificações foram publicadas após a correta distribuição em:
http://processoseletivo.ifsul.edu.br/vestibular-verao-2021/resultado-e-chamadas/itemlist/category/2204-integrado
SOBRE O EDITAL
O que é o edital do processo seletivo?
O edital é o documento que legalmente traz todas as normas para o processo seletivo. É nele que encontramos toda a informação necessária para participar do processo seletivo. O tira dúvidas que você está lendo foi construído com base no edital, e não substitui a leitura do edital, pois aqui não conseguimos colocar todos os detalhes dele, apenas as dúvidas mais recorrentes, portanto leia o edital.
Onde encontro o Edital do processo seletivo dos cursos Técnicos Integrados em Informática, Mecatrônica e ProEja em Fabricação Mecânica?
O Edital 57 encontra-se disponível no link: http://processoseletivo.ifsul.edu.br/vestibular-verao-2021/editais/item/download/8136_7d8f5265b0284f08dd11217e2af43322
Onde encontro o Edital do processo seletivo dos cursos de nível superior em Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Sistemas para a Internet?
O Edital 59 encontra-se disponível no link : http://processoseletivo.ifsul.edu.br/vestibular-verao-2021/editais/item/download/8138_96313611f872a6646e74b7e1d821d8e4
SOBRE MATRÍCULAS
Fui aprovado e agora?
Se você foi aprovado já pode fazer seu cadastro em https://www.gov.br/. Para realizar o cadastro temos um pequeno vídeo que irá auxiliá-lo em https://www.youtube.com/watch?v=P6fBcdvSMGg. Através deste sistema governamental que serão realizadas as matrículas (salientamos que essa é uma determinação governamental, a fim de diminuir o uso de papel nos processos e uniformizar as matrículas nas instituições federais de ensino). O segundo passo é colocar a documentação de matrícula no site https://www.gov.br/. O que deve ser realizado de 12/08/21 a 26/08/21. Lembramos que a documentação de matrícula só poderá ser colocada dentro desse período, se você tentar antes ou depois do período não irá conseguir. Acesse um passo a passo de como fazer esse lançamento no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=71TEGqKdK70
QUAL DOCUMENTAÇÃO DEVO ENVIAR PARA REALIZAR A MATRÍCULA?
A documentação a seguir é obrigatória para TODOS os candidatos, porém para os ingressantes por reserva de vagas existem mais documentos obrigatórios listados na sequência:
1 - No ato da matrícula o candidato deverá enviar obrigatoriamente cópia digitalizada, por meio do gov.br, sendo que no momento oportuno, após pandemia, deverá apresentar toda documentação original para conferência
a) Cópia digitalizada de 01 (uma) fotografia 3x4 (três por quatro) recente;
b) Cópia digitalizada da Cédula de identidade e da certidão de nascimento, que poderá ser substituída por identidade expedida por conselho regional de fiscalização profissional, carteira de trabalho, certificado de prestação ou de isenção do serviço militar, passaporte ou identidade funcional expedida por órgão público;
c) Cópia digitalizada do CPF
d) Cópia digitalizada do comprovante de residência (conta de luz, água, aluguel, ou telefone); ou da declaração de próprio punho assinada pelo candidato;
e) Para ingresso no ensino médio integrado: Cópia digitalizada do histórico escolar original do ensino fundamental completo, contendo texto, atestado ou certificado de conclusão;
f) Para ingresso nos cursos superiores: Cópia digitalizada do histórico escolar original do ensino médio completo, contendo texto, atestado ou certificado de conclusão;
No caso de estudantes que não tenham o histórico escolar para apresentar no ato da matrícula online, pelo motivo da pandemia, deverão ser consideradas a Instrução Normativa PROEN/IFSul nº 01, de 26 de fevereiro de 2021 e a Instrução Normativa PROEN/IFSul nº 02, de 16 de junho de 2021, que tratam sobre os procedimentos de matrícula. As Instruções Normativas PROEN/IFSul nº 01, de 26 de fevereiro de 2021 e PROEN/IFSul nº 2, de 16 de junho de 2021, estão disponíveis no site do IFSul através do link: http://processoseletivo.ifsul.edu.br/vestibular-verao2021/resultado-e-chamadas/itemlist/category/2216-procedimentos-matricula;
Estou ingressando por reserva de Vaga
Se você está ingressando pela reserva de vaga (todos os “L”) você deve lembrar que é preciso comprovar que estudou em escola pública, então o seu histórico que deve conter o seguinte:
- Cópia digitalizada do histórico escolar original do ensino fundamental completo, deverá ser cursado em escola pública, (contendo texto, atestado ou certificado de conclusão ou conforme item 1.3.1 do edital);
Conforme Instrução Normativa IFSul nº 07/2019, os candidatos comprovarem ter cursado o ensino Fundamental, integral ou parcialmente em Instituição Filantrópica (especializada no ensino e aprendizagem de pessoa com a deficiência apresentada) e, desde que preenchidos os demais requisitos, serão equiparados àqueles egressos integralmente de escola pública, para fins de satisfação do requisito de ter cursado o ensino Fundamental integralmente em escola pública, previsto nos artigos 1º e 4º da Lei nº 12.711/2012 e artigos 2º e 3º do Decreto nº 7.824/2012.
DOCUMENTOS ESPECÍFICOS PARA CADA L
Além da documentação básica para todos, da comprovação de ter estudado em escola pública, cada L (cada reserva de vaga) terá seus documentos específicos conforme segue:
DOCUMENTOS ADICIONAIS |
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DOCUMENTOS ADICIONAIS PARA L1 |
“Formulário para Cálculo da Renda per capita”, anexo 4 do edital preenchido, e documentação comprobatória de renda para todos os integrantes da família, listada na sequencia deste tópico de reservas de vaga. |
DOCUMENTOS ADICIONAIS PARA L2 |
“Termo de Autodeclaração” preenchido, constante no Anexo 5 do edital – efetiva aprovação em banca de heteroidentificação realizada conforme chamada no site do processo seletivo; “Formulário para Cálculo da Renda per capita”, anexo 4 do edital preenchido, e documentação comprobatória de renda para todos os integrantes da família, listada na sequencia deste tópico de reservas de vaga. |
DOCUMENTOS ADICIONAIS PARA L3 |
Não há documentos adicionais. |
DOCUMENTOS ADICIONAIS PARA L4 |
“Termo de Autodeclaração” preenchido, constante no Anexo 5 do edital – efetiva aprovação em banca de heteroidentificação realizada conforme chamada no site do processo seletivo;
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DOCUMENTOS ADICIONAIS PARA L5 |
“Formulário para Cálculo da Renda per capita”, anexo 4 do edital preenchido, e documentação comprobatória de renda para todos os integrantes da família, listada na sequencia deste tópico de reservas de vaga. Cópia digitalizada de Laudo médico que ateste a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, nos termos do art. 4º do Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999, conforme art. 8º da Portaria Normativa nº 9, de 5 de maio de 2017. Caso seja necessário, serão solicitados ao candidato exames complementares que comprovem a deficiência.
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DOCUMENTOS ADICIONAIS PARA L6 |
“Termo de Autodeclaração” preenchido, constante no Anexo 5 deste Edital, efetiva aprovação em banca de heteroidentificação realizada conforme chamada no site do processo seletivo; “Formulário para Cálculo da Renda per capita”, anexo 4 do edital preenchido, e documentação comprobatória de renda para todos os integrantes da família, listada na sequencia deste tópico de reservas de vaga. Cópia digitalizada de Laudo médico que ateste a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, nos termos do art. 4º do Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999, conforme art. 8º da Portaria Normativa nº 9, de 5 de maio de 2017. Caso seja necessário, serão solicitados ao candidato exames complementares que comprovem a deficiência.
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DOCUMENTOS ADICIONAIS PARA L7 |
Laudo médico que ateste a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, nos termos do art. 4º do Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999, conforme art. 8º da Portaria Normativa nº 9, de 5 de maio de 2017. Caso seja necessário, serão solicitados ao candidato exames complementares que comprovem a deficiência.
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DOCUMENTOS ADICIONAIS PARA L8 |
“Termo de Autodeclaração” preenchido, constante no Anexo 5 do Edital, , efetiva aprovação em banca de heteroidentificação realizada conforme chamada no site do processo seletivo; Laudo médico que ateste a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, nos termos do art. 4º do Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999, conforme art. 8º da Portaria Normativa nº 9, de 5 de maio de 2017. Caso seja necessário, serão solicitados ao candidato exames complementares que comprovem a deficiência.
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DOCUMENTAÇÃO DE RENDA DOS INTEGRANTES DA FAMÍLIA, INCLUINDO O CANDIDATO |
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Documentos dos integrantes da família
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a) Cópia digitalizada do documento de identidade ou certidão de nascimento para todos, incluindo menores de idade;
Documentos dos integrantes da família (maiores de 18 anos): a) Cópia digitalizada dos documentos de identidade ou das certidões de nascimento; b) Cópia digitalizada da certidão de casamento ou declaração de união estável, dos mantenedores do orçamento familiar; c) Cópia digitalizada da certidão de óbito de pessoas que mantinham o orçamento familiar, se for o caso; d) Cópia digitalizada da Carteira de Trabalho (independente de conter assinatura de trabalho) – nas páginas: Foto - identificação civil – último contrato de trabalho e posterior em branco; e) Cópia digitalizada ou original na forma digital dos Rendimentos provenientes de programas sociais como: Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada da LOAS, Auxílio Reclusão, entre outros, quando houver; f) Cópia digitalizada ou original na forma digital dos extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, ou Declaração que Não Possui Conta Bancária (disponível no edital); Todos os documentos deverão estar perfeitamente legíveis e isentos de rasuras e/ou cortes.
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COMPROVANTE DE RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL |
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Se Trabalhadores Assalariados ou Servidores Públicos
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a) Cópia digitalizada ou original na forma digital dos 3 últimos contracheques recebidos; b) Cópia digitalizada ou original na forma digital da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver; c) Cópia digitalizada da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) registrada e atualizada; d) Cópia digitalizada da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) registrada e atualizada ou do carnê do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica; e) Cópia digitalizada ou original na forma digital do extrato atualizado da conta vinculada do trabalhador no FGTS; f) Cópia digitalizada ou original na forma digital dos extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.
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Se Atividade Rural:
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a) Cópia digitalizada ou original na forma digital da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver; b) Cópia digitalizada ou original na forma digital da declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver; c) Cópia digitalizada de quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros da família, quando for o caso; d) Cópia digitalizada ou original na forma digital de extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas; e) Cópia digitalizada das notas fiscais de venda – Modelo 4 ou 15, pelo período de 1 ano ou Declaração do Sindicato Rural; f) Cópia digitalizada da declaração do Rendimento de Atividade Rural,conforme anexo.
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Se Aposentados e Pensionistas
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a) Cópia digitalizada ou original na forma digital do último extrato de pagamento do benefício (não pode ser extrato bancário com valor de saque);do extrato de pagamento retirado na Previdência ou pelo site: http://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml b) Cópia digitalizada ou original na forma digital da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver. c) Cópia digitalizada ou original na forma digital de extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.
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Se Autônomos e Profissionais Liberais
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a) Cópia digitalizada ou original na forma digital da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver; b) Cópia digitalizada ou original na forma digital da declaração de imposto de renda pessoa jurídica - IRPJ acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição ou do Simples Nacional; c) Cópia digitalizada da declaração de autônomo, descrevendo as atividades que desempenha e a média mensal de rendimentos, conforme anexo; d) Cópia digitalizada de quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de sua família, quando for o caso; e) Cópia digitalizada ou original na forma digital das guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada; f) Cópia digitalizada ou original na forma digital de extratos bancários da pessoa jurídica, dos últimos três meses, pelo menos.
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Se Rendimentos de Aluguel ou Arrendamento de Bens Móveis e Imóveis |
a) Cópia digitalizada ou original na forma digital da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver. b) Cópia digitalizada do contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos. c) Cópia digitalizada ou original na forma digital de extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.
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Se Desemprega-do ou Do Lar
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a) formulário Declaração para Cálculo de renda per capita, conforme Anexo 7.
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