VI SEMINÁRIO SABERES DOCENTES - INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 08/12 (INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO COMO OUVINTE)

O evento destina-se a professoras(es) e demais trabalhadoras(es) da educação, estudantes de licenciaturas e de cursos de pós-graduação, assim como àquelas pessoas da comunidade que tenham interesse na temática, independentemente de atuarem diretamente em espaços e processos educacionais formais e/ou não formais.
Data de realização do evento: 08, 09 e 10 de dezembro de 2021.
Inscrições: 17 de novembro a 05 de dezembro de 2021
Link do formulário de inscrição: https://bit.ly/saberes-docentes
Obs.1 – As inscrições podem ser feitas tanto para ouvinte quanto apresentador(a) de trabalho.
Obs.2 – Para ambos os casos haverá CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.
Local de realização: Google Meet e https://streamyard.com/
Histórico
O seminário SABERES DOCENTES, atualmente na sua 6ª edição, nasceu em setembro de 2008, quando do aniversário de dois anos da Unidade Charqueadas do CEFET-RS, a qual, já em dezembro daquele mesmo ano, com a criação dos Institutos Federais pela Lei nº 11.892/08, passaria à condição de Câmpus Charqueadas do então recentemente criado Instituto Federal Sul-rio-grandense.
Objetivo
O objetivo fundamental do seminário SABERES DOCENTES é propiciar um espaço, um fórum, em que docentes e demais trabalhadoras(es) da educação do IFSul – Câmpus Charqueadas e da Região Carbonífera possam interagir a partir da socialização de experiências pedagógicas, veiculadas através de relatos, pesquisas ou ensaios.
Sob que forma os trabalhos podem ser apresentados
Sendo seu objetivo precípuo o compartilhamento de experiências docentes, estas serão aceitas na forma de relatos, pesquisas ou ensaios. O seminário contará, ainda, com a colaboração de pesquisadores de instituições parceiras, que trarão a esse espaço reflexões sobre a prática docente. Ver os eixos abaixo e atenção ao preenchimento do formulário em https://bit.ly/saberes-docentes.
Temáticas da 6ª edição
Esta edição do SABERES DOCENTES terá como foco o reconhecimento e fortalecimento dos Institutos Federais em seu projeto de educação para todos, a formação integral, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a verticalização do ensino e o desenvolvimento regional. Atenção será dada ao ensino remoto e/ou semipresencial, formas essas que se fizeram necessárias num momento de pandemia, que tem exigido soluções inusitadas das(os) trabalhadoras(es) da educação.
Eixos temáticos
Eixo 1 – Educação integral e integrada: concepção, práticas e desafios
Serão selecionadas propostas oriundas de experiências docentes, na forma de relatos, pesquisas e ensaios, que permitam compartilhar conhecimentos e/ou práticas sobre pontos como concepção dos Institutos Federais, formação integral, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, verticalização, desenvolvimento regional, políticas educacionais, reformas e enfrentamentos.
Eixo 2 – Educação inclusiva: concepção, práticas e desafios
Serão selecionadas propostas oriundas de experiências docentes, na forma de relatos, pesquisas e ensaios, que permitam compartilhar conhecimentos e/ou práticas sobre pontos como educação especial inclusiva: concepções, políticas e práticas, pessoas com deficiências (PCDs) e espaços como Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), Atendimento Educacional Especializado (AEE), etc.; educação para as relações étnico-raciais: políticas, ações afirmativas, educação antirracista, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (NEABI), etc.; gênero, sexualidade e educação: concepções, políticas e ações na promoção da igualdade e combate a violências, Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGED), etc.; concepções, perspectivas e práticas na educação de jovens e adultos (EJA/PROEJA), juventudes, trajetos e projetos em educação, políticas e ações para permanência e conclusão, acompanhamento a egressos, etc.
Eixo 3 – Educação em tempos de pandemia: saberes docentes em tempos de pandemia, ensino remoto, condições de trabalho, tecnologias
Serão selecionadas propostas oriundas de experiências docentes, na forma de relatos, pesquisas e ensaios, que permitam compartilhar conhecimentos e/ou práticas sobre pontos como saberes docentes em tempos de pandemia, ensino remoto, condições de trabalho, tecnologias, etc.
Programação completa
DIA 08/12/21
16h15 Abertura
16h30 Conferência “Reformas no Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica (EPT): os bastidores, a maquiagem, a cena, os atores e o texto: Diálogos sobre o tema”
Prof.ª Dr.ª Maria Raquel Caetano (IFSul)
Conferência “Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”
Prof. Dr. Manoel Porto Júnior (IFSul)
Mediadora: Prof.ª Dr.ª Patrícia Mendes Calixto (IFSul – Câmpus Charqueadas)
17h50 Diálogos e Interlocuções
18h45 Fechamento das Atividades do Dia
DIA 09/12/21
16h30-18h30 Mesas de Debate com Apresentações de Pesquisas, Ensaios e Relatos de Experiências Docentes
DIA 10/12/21
16h30-18h30 Mesas de Debate com Apresentações de Pesquisas, Ensaios e Relatos de Experiências Docentes
18h30h Fechamento das Atividades do Dia e do Seminário