Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

Convite para Mostra Fotoetnográfica de 22 a 30 de agosto

 

A exposição dos textos visuais é resultado de parte da pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) desenvolvido pelo mestrando Cristiano Soares Vianna junto a turma de informática do câmpus, sob orientação da professora Daniela Medeiros de Azevedo Prates.

A pesquisa propôs o deslocamento da Fotoetnografia, área de pesquisa da Antropologia Visual, para a área de Ensino, utilizando essa ferramenta como uma possibilidade pedagógica. 
A utilização se deu a partir do entendimento do que é Fotoetnografia por parte dos jovens-alunos, depois disso buscou-se desenvolver textos visuais produzidos pelos próprios estudantes retratando como eles vivem a juventude a partir do seu próprio olhar.
A exposição retrata as condições desiguais de se viver (ou não) a juventude a partir da ótica dos próprios jovens-alunos demonstrando a pluralidade que existe nessa categoria e fazendo uma leitura visual das juventudes.
Um dos resultados dessa pesquisa foi a organização da exposição tornando público os textos visuais da turma para a comunidade escolar, possibilitando a divulgação dos seus trabalhos e problematizando as condições em que se vive a juventude.
A Fotoetnografia propõem uma linguagem visual, sem nenhum texto escrito ou legenda junto as imagens, retratando uma história. 
Os textos visuais estão organizados dessa forma, cada texto tem o intuito de contar uma história. São oito (8) fotos para cada autor que buscam contar a história de como cada um vive a juventude, após o texto visual tem um texto escrito que o complementa.

Esperamos que apreciem a potência das narrativas visuais de nossos alunos!

 

Imagem

 

Vagas Remanescentes 2019/2 nos Cursos Superiores de Graduação do IFSUL

"ATENÇÃO:

 

O Departamento de Seleção do Instituto Federal Sul-rio-grandense torna público o Resultado Final do processo seletivo para preenchimento das Vagas Remanescentes 2019/2 nos Cursos Superiores de Graduação do IFSUL - Câmpus: Bagé, Camaquã, Charqueadas, Passo Fundo e Santana do Livramento."

http://processoseletivo.ifsul.edu.br/superior-vr-2019-02

As datas para a realização das matrículas serão divulgadas em breve.

 

Curso de Formação para Monitores de Educação Inclusiva

Na manhã do dia 11 de julho teve início o Curso de Formação para Monitores de Educação Inclusiva, fruto da parceria entre SMED e IFSUL, iniciativa do Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) cuja coordenação está sob os cuidados da professora e orientadora educacional Iara Cecília Ribeiro.

O curso totalizará 24 horas, com encontros mensais que irão de julho a novembro, e certificará os participantes que estiverem presentes nas oficinas propostas.

As oficinas ocorrerão às quintas-feiras pela manhã e serão realizadas no Auditório Antônio Pedro da Silva Júnior, contando com a colaboração de servidores da instituição. A primeira delas, intitulada “Como nasce o eu?” A constituição psíquica e suas repercussões no desenvolvimento ficou sob responsabilidade da psicóloga Milene Mabilde Petracco.

Foi uma manhã produtiva, na qual os participantes puderam compartilhar experiências e tirar dúvidas a respeito do cotidiano de trabalho nas diferentes instituições as quais estão vinculados.

Imagem

Imagem

 

 

Outras Notícias

Vestibular
Concursos

Vestibular IFSul 2020