Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

Aos estudantes e familiares do Campus Charqueadas

Face a difícil situação provocada pela pandemia do COVID 19 e tentando minimizar os prejuízos dela decorrentes, informamos que:

- O pagamento dos benefícios / auxílio financeiro do mês de março foi creditado nas contas bancárias dos estudantes atendidos pela Assistência Estudantil no dia 19/03/2020.

- O pagamento do mês de abril também foi encaminhado para pagamento, devendo ser creditado possivelmente ainda nesta semana;

-  Com relação aos pagamentos dos demais meses, exceto o auxílio transporte, serão mantidos enquanto perdurar a interrupção das atividades letivas, e caso tenhamos novas orientações, repassaremos por meio deste canal de comunicação;

- Para os demais estudantes, orientamos que os familiares busquem atendimento junto as Prefeituras de seus municípios a fim de que possam receber orientações e esclarecimentos sobre serviços e Programas Sociais disponibilizados;

- Informamos também que no município de Charqueadas a Prefeitura está realizando atendimentos à comunidade no CRASS (Centro de Referência de Assistência Social) Rua Uruguai, n 191, bairro COHAB, Fone :3958 8431;

Gostaríamos de reiterar que a equipe de servidores do Campus Charqueadas está atenta as necessidades e sensível neste momento de grande fragilidade por que passa nossa comunidade acadêmica

Também queríamos reforçar a necessidade do cuidado que todos devem ter em preservar sua saúde emocional apresentadas neste site pelo serviço de psicologia.

Desejamos muita força e perseverança a todos na certeza que dias melhores logo chegarão!

Um grande abraço!

Denise Cernicchiaro

p/Assistência Estudantil do Campus Charqueadas

 

Aos estudantes e familiares do Campus Charqueadas

Face a difícil situação  provocada pela pandemia do COVID 19  e tentando minimizar  os prejuízos dela decorrentes, informamos que:

- O pagamento dos benefícios / auxílio financeiro do mês de março foi creditado nas contas bancárias dos estudantes atendidos pela Assistência Estudantil no dia  19/03/2020 .

- O pagamento do mês de abril também  foi encaminhado  para pagamento, devendo ser creditado possivelmente ainda nesta semana;

-  Com relação aos pagamentos dos demais meses, exceto o auxílio transporte, serão mantidos enquanto perdurar o interrupção das atividades  letivas, e caso tenhamos novas orientações , repassaremos por meio deste canal de comunicação;

- Para os demais estudantes, orientamos que os familiares busquem atendimento junto as Prefeituras de seus municípios a fim de que possam receber orientações e esclarecimentos sobre serviços e  Programas Sociais disponibilizados ;

- Informamos também que no município de Charqueadas a Prefeitura está realizando atendimentos à comunidade no CRASS (Centro de Referência de Assistência Social ) Rua Uruguai, n 191 , bairro COHAB, Fone :3958 8431;

Gostaríamos de reiterar que a equipe de servidores do Campus Charqueadas está atenta as necessidades e sensível neste momento de grande fragilidade por que passa nossa comunidade acadêmica

Também queríamos reforçar a necessidade do cuidado que todos devem ter em preservar sua saúde emocional  apresentadas neste site  pelo serviço de psicologia.

Desejamos muita força e perseverança a todos na certeza que dias melhores logo chegarão! 
Um grande abraço!

Denise Cernicchiaro

p/Assistência Estudantil do Campus Charqueadas

 

Orientações sobre saúde mental durante a quarentena para os(as) alunos(as) do Campus Charqueadas

Partimos do pressuposto que o ser humano é complexo e singular, então aqui seguem apenas orientações gerais, que por serem assim, não darão conta das individualidades e características de cada um de nossos(as) alunos(as).

De toda forma, entendemos que seria válido abrir este espaço para abordarmos a importância da saúde mental em nossa vida, especialmente em um momento de fragilidade como o que estamos vivendo.

Então, vamos lá:

  1. Saiba filtrar as informações e notícias: a internet é um meio maravilhoso de comunicação e conexão entre as pessoas, entretanto, ficarmos acompanhando todas as novas notícias não será positivo. Nos sentiremos impotentes e confusos(as). Atualize-se na medida do possível e do necessário, filtrando o que é de fato importante e proveitoso.
  2. Cuide do seu corpo: desde os rituais diários de higiene pessoal, como também um momento de relaxamento, alongamento ou exercício físico (respeitando seus limites e não exagerando!) Procure se hidratar ainda mais e incluir em sua alimentação fontes ricas de proteínas e nutrientes. Sem radicalismos, respeitando seu paladar e sua vontade.
  3. Apesar de não poder encontrar as pessoas presencialmente durante o período de isolamento, aproveite para experimentar novas maneiras de se aproximar de quem é importante para você: pode ser ou não com alguém da família, mas aproveite o tempo livre e conecte-se com aquelas pessoas que lhe fazem bem. Vale conversar por meio de ligações telefônicas, por áudios, vídeos, fotografias, redes sociais.
  4. Uma oportunidade nova de lidar com o tempo: dentro de suas possibilidades, modifique sua relação com o tempo. Muitas vezes deixamos de fazer determinadas coisas por falta de tempo. Quando estamos vivendo nossa rotina a pleno, é como se o dia tivesse que ter mais do que as 24 horas, não é mesmo? Então, aproveite o fato de ter mais tempo disponível para botar em dia leituras atrasadas, para fazer arrumações em casa, assistir filmes ou séries favoritas, jogar ou fazer outra atividade que lhe interesse e que você acabava deixando de lado em função de outros compromissos ou prioridades.
  5. Cuide do seu sono: dormir é necessário para nossa sobrevivência física e psíquica, portanto, cuide para que tenha o sono minimamente preservado. Evitar o celular, televisão ou outros dispositivos eletrônicos próximo da hora de dormir pode ser interessante para evitar agitação, preocupação ou leitura de conteúdos que irão interferir no seu momento de descanso.
  6. Coloque em dia seus compromissos acadêmicos, revisando conteúdos já trabalhados em aula e praticando exercícios. Para quem quiser ir se adiantando, vale dar uma olhada no programa da disciplina e ir lendo alguma coisa a respeito. Vale lembrar que isso não serve para todas as disciplinas e que não equivale às aulas presenciais.
  7. Para quem sabe e/ou gosta, é o momento de aprender, testar ou treinar algumas habilidades: escrita de diário ou de outros textos, desenho, pintura, culinária, costura, música, crochê, confecção de artesanato, entre outras atividades. Se é algo que lhe interessa ou lhe traz prazer, trate de incluir um tempo em seu dia para este fim.
  8. Se você tem alguma crença espiritual ou religiosa, reserve momentos para praticá-la, obviamente que respeitando as prerrogativas da Organização Mundial de Saúde de manter o isolamento e não promover aglomerações.
  9. Tenha tranquilidade de que o isolamento social neste momento é necessário, mas que quando tudo isso passar, a vida seguirá seu rumo, ou seja, você poderá dar andamento aos projetos iniciados previamente e seguir projetando outros para o futuro. Desenvolver a consciência social de fazer nosso papel para que as coisas melhorem é um grande e importante aprendizado.
  10. Crie sua própria lista de prioridades em relação à sua saúde mental e acrescente a esta.

Por último e não menos importante, não exija demais de você! Vivemos em uma sociedade que incita a competitividade a qualquer custo, mas devemos agir e viver dentro de nossas possibilidades e não de acordo com os outros. Terão momentos mais delicados, de tédio, ansiedade, tristeza, isso tudo faz parte. Quem sabe tentar fazer alguma coisa para se sentir melhor pode fazer você mais encorajado(a) e forte?

Um abraço com carinho e esperança de dias melhores para todos(as),

Milene Mabilde Petracco

Psicóloga/Psicanalista

CRP:07/13396

 

Outras Notícias

Vestibular
Concursos

Vestibular IFSul 2020