Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

1º dia do Ensino Médio Integrado no IFSul Câmpus Charqueadas

No ano de 2018, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia completam uma década de criação. A data e a importância da consolidação do IFSul Câmpus Charqueadas e dos cursos que oferece à comunidade da Região Carbopetroquímica dão ensejo ao “1º dia do Ensino Médio Integrado no IFSul Câmpus Charqueadas”. Momentos de capacitação como este se fazem importantes para que todos os sujeitos envolvidos com as práticas administrativas e didático-pedagógicas da instituição tenham uma ampla compreensão de sua proposta curricular.

 

O evento visa à capacitação dos servidores para o aperfeiçoamento da oferta do Ensino Médio Integrado na instituição, o que é fundamental para embasar futuros processos de reformulação curricular dos cursos. Também é de extrema relevância que a comunidade da região possa vir a conhecer mais sobre a proposta curricular do Ensino Médio Integrado e contribuir para o trabalho realizado no IFSul Câmpus Charqueadas. Por isso, o convite para participação no evento é extensivo aos membros de secretarias de educação e instituições educacionais da região, aos servidores, estudantes do câmpus e seus familiares e aos demais educadores e estudantes de licenciaturas que tenham interesse na temática do evento.

Imagem

 

INFORME ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL:

Informamos que no intuito de agilizar o pagamento do mês de abril utilizaremos como parâmetros a frequência de fevereiro e prestação de contas dos meses de fevereiro e março.

O mês de maio será pago para todos os usuários da Assistência Estudantil.

Estes pagamentos serão creditados assim que forem liberados os recursos financeiros.

 

Curso livre de introdução à língua e à cultura latina

O curso objetiva despertar a atenção dos participantes para a língua e a cultura latina clássica. Para tanto, propõe-se a (i) introduzir os participantes no mundo romano através da vida real de uma pequena cidade do final do século I d.C., mostrando-lhes como viviam seus habitantes em seu dia a dia; e (ii) apresentar a língua latina clássica, analisando sua estrutura morfossintática e lexical.

Espera-se que o impacto do estudo da cultura latina clássica seja positivo na vida dos estudantes, levando-os a compreender melhor a sociedade antiga para que, assim, possam mais adequadamente compará-la com a nossa em seus distintos aspectos. Igualmente, admite-se que o conhecimento do vocabulário e das estruturas da língua latina possa ser de grande utilidade no domínio da língua portuguesa. Por fim, mas não menos importante, tem sido amplamente admitido também que o estudo do latim traz consideráveis benefícios ao desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, tanto que Giacomo Albanese, eminente professor de geometria, costumava dizer: “Deem-me um bom aluno de latim, que farei dele um grande matemático”.

Carga horária: 30 encontros de 2 horas-aula cada (sendo 1 hora-aula = 45 minutos), totalizando 45 horas-relógio.

Dia e horário das aulas: quartas-feiras, das 10h45 às 12h15.

Local: Laboratório de Línguas do Câmpus Charqueadas do IFSul.

Inscrições: de 3 a 11 de maio de 2018.

Como fazer a inscrição? Através do site http://campus.charqueadas.ifsul.edu.br/latim.

Quem pode inscrever-se? Alunos e servidores do IFSul – Câmpus Charqueadas e comunidade externa em geral.

Número de vagas: 30 vagas no total, sendo 15 para alunos e servidores do IFSul, e 15 para a comunidade externa. Havendo mais candidatos do que vagas disponíveis, far-se-á sorteio no dia 14 de maio, às 14h (confirmado). Neste caso, haverá lista de suplência.

 

Curso inteiramente gratuito, com certificado.

verba movent, exempla trahunt

 

Outras Notícias

Concursos
melhorPraticas
forumEducacao
Vestibular

Imagem