Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

Engenharia de Controle e Automação

Engenharia de Controle e Automação

Câmpus Charqueadas

Nível de ensino: graduação

Turno: noite

Modalidade: presencial

Regime: semestral

Título: Engenheiro(a) de Controle e Automação

Carga Horária (disciplinas): 3795 horas

Duração: 10 semestres

Estágio: 360 horas

Ingresso: Semestral

Perfil:  O profissional que possuir a formação na área de Controle e Automaçãoterá condições de acompanhar as transformações que os processos produtivos têm sofrido ao longo dos últimos anos na região. Essas transformações estão intimamente associadas à revolução científica e tecnológica que está agressivamente modificando a estrutura produtiva. Este perfil une conhecimentos das áreas de Informática, Mecânica, Eletroeletrônica e de Automação e permite a este profissional encontrar soluções nos processos fabris, no que tange à manutenção, gestão, qualificação e desenvolvimento dos diferentes sistemas que compõem os processos produtivos das emprersas da região.

Campo de atuação: O Engenheiro de Controle e Automação deve possuir conhecimentos de tecnologias aplicadas em sistemas flexíveis de manufatura, atuando na operação e manutenção de processos industriais integrados.

Este profissional também deve possuir uma postura empreendedora levando em consideração os fatores e cultura locais da comunidade em que está inserido.

No campo de atuação deste profissional, destacam-se as seguintes atividades: atuar e desenvolver projetos em processos auxiliados por computador (CAD) com novas tecnologias de manufatura. Deve ter conhecimento dos recursos de máquinas mecânicas de Comando Numérico Computadorizado (CNC), empregar programas de usinagem (CAM), que podem estar incorporados em Sistemas de Manufatura Flexível (FMS) na Manufatura Integrada por Computador (CIM).

Dentre os principais mercados em que o Engenheiro de Controle e Automação poderá atuar, estão:

- Indústria de Transformação: usinas e siderúrgicas;

- Indústria Naval: dispositivos eletrônicos embarcados;

- Indústria de equipamentos hospitalares: projetos e manutenção de equipamentos aplicados à medicina;

- Prestação de Serviços: serviços de manutenção e projetos;

- Indústria metal-mecânica: produção, gestão de processos ou de manutenção;

- Montadoras: manutenção robótica e industrial;

O Engenheiro de Controle e Automação atua em empresas e indústrias que utilizam sistemas automatizados; em indústrias de máquinas, equipamentos e dispositivos de controle e automação industrial, comercial e predial; em concessionárias de energia, automatizando os setores de geração, transmissão e distribuição de energia; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

O campo de atuação do Engenheiro de Controle e Automação é amplo, principalmente, pela grande transformação e crescimento de novas tecnologias. Assim, o profissional poderá direcionar sua formação na área de sua preferência.