Você está aqui: Página inicial > Conteúdo > Sobre > Saiba como fazer sua matrícula no Balcão Digital

Saiba como fazer sua matrícula no Balcão Digital

Escrito por TI - Campus Charqueadas | Publicado: Sábado, 08 de Janeiro de 2022, 10h00 | Última atualização em Segunda, 09 de Janeiro de 2023, 18h55 | Acessos: 20429

O primeiro passo para fazer sua matrícula via Balcão Digital é criar uma conta no GOV.BR, conforme instruções abaixo. Se você já possui uma conta no GOV.BR, vá direto para Efetuar Matrícula Online.

Cadastro no GOV.BR

Passo 1 - Acessar o site https://www.gov.br/ e clicar na opção “Entrar” no canto superior direito.

Passo 2 - Clique na opção “Crie sua conta gov.br” (computador) ou “Crie sua conta” (dispositivo móvel).

Passo 3 - Dentre as opções selecionar “Número do CPF”.

Passo 4 - Preencha o número do CPF e nome completo (conforme consta no cadastro da Receita Federal) e marque as opções “Li e estou de acordo com os Termos de uso” e “Não sou um robô”, e clicar em Avançar.

Passo 5 - Escolha as opções corretas para as perguntas referentes às suas informações pessoais e clique em Avançar.

Passo 6 - Escolha uma das opções para receber o código de confirmação e clique em avançar.

Passo 7 - Insira o código recebido por e-mail ou SMS e clique em avançar.

Passo 8 - Escolha uma senha de acesso ao gov.br, repita a mesma senha e clique em concluir.

\o/ Pronto! Você finalizou seu acastro no GOV.BR. Agora vamos para o passo a passo para a matrícula on-line.

Efetuar Matrícula Online

Passo 1 - Acesse o site https://www.gov.br/ e clique na opção “Entrar” no canto superior direito.

Passo 2 - Acesse sua conta utilizando o número do CPF e senha cadastrada no gov.br.

Passo 3 - Acesse um dos links abaixo, de acordo com a modalidade de ensino ou acesse a barra serviços.

- Matricular-se em curso de Educação Profissional Técnica (Educação de Jovens e Adultos, Integrado e Subsequente) - IFSUL

- Matricular-se em curso de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) - IFSUL

Passo 4 - Clique em Iniciar.

Passo 5 - Selecione o Edital para o qual você foi aprovado e clique em “Enviar”.

Passo 6 - Preencha os dados solicitados.
- Observe os campos obrigatórios, os quais são assinalados por um asterisco (*) e aqueles que precisam fazer o upload de arquivo (cópias digitais). Atente-se para as etapas exclusivas e obrigatórias para candidatos aprovados nas cotas, ler com atenção as informações sobre a documentação necessária. Obs: Nome e parentes do responsável é obrigatório para menor de idade.
- A etapa 3 é exclusiva e obrigatória para candidatos aprovados em cota de baixa renda. Ler com atenção as informações sobre a documentação necessária.
- Na etapa 4 devem ser informadas deficiências, transtornos e superdotação.
- Preencher os dados solicitados na etapa 5.
- Na etapa 6 preencha os dados solicitados. Título de eleitor e carteira de reservista não são obrigatórios para candidatos menores de idade.
- Na última etapa do preenchimento, o candidato precisa assinalar a confirmação de algumas declarações: indicando estar ciente das normas institucionais e implicações legais das informações prestadas, além da confirmação da veracidade das informações preenchidas.

Passo 7 - Após assinalar a confirmação das declarações solicitadas e clicar em “Enviar”, o sistema exibe uma mensagem indicando que a solicitação da matrícula foi concluída com sucesso pelo candidato. Agora, basta aguardar a avaliação das informações fornecidas pela Secretaria Acadêmica do Câmpus responsável pela oferta dos cursos e avaliar o status da solicitação.

Para acompanhar a avaliação você pode acessar o cadastro através de um dos links do Passo 3 e acessar a opção Minhas Solicitações.

Na etapa de validação das informações preenchidas, podem ser identificados problemas ou inconsistências pela Secretaria Acadêmica do campus. Nesse caso, será enviado um e-mail informativo para o endereço fornecido, solicitando alteração. Para corrigir os problemas você deve acessar o sistema através do link enviado para o e-mail e corrigir as informações solicitadas.

Importante: Só irão aparecer como disponíveis para a correção os dados que estiverem incorretos.

Após o ajuste enviar novamente as informações e aguarde a análise pela Secretaria Acadêmica do campus.

NÃO ESQUEÇA DE ACOMPANHAR o status da situação da sua solicitação.

Não havendo mais problemas nas informações fornecidas, a matrícula é processada e o status da sua solicitação passa para “Atendido”.

Qualquer dúvida, entre em contato com a Coordenadoria de Registros Acadêmicos do campus, pelo e-mail: