Home separador Últimas Notícias separador Convite para Mostra Fotoetnográfica de 22 a 30 de agosto

Convite para Mostra Fotoetnográfica de 22 a 30 de agosto

A exposição dos textos visuais é resultado de parte da pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) desenvolvido pelo mestrando Cristiano Soares Vianna junto a turma de informática do câmpus, sob orientação da professora Daniela Medeiros de Azevedo Prates.

A pesquisa propôs o deslocamento da Fotoetnografia, área de pesquisa da Antropologia Visual, para a área de Ensino, utilizando essa ferramenta como uma possibilidade pedagógica.
A utilização se deu a partir do entendimento do que é Fotoetnografia por parte dos jovens-alunos, depois disso buscou-se desenvolver textos visuais produzidos pelos próprios estudantes retratando como eles vivem a juventude a partir do seu próprio olhar.
A exposição retrata as condições desiguais de se viver (ou não) a juventude a partir da ótica dos próprios jovens-alunos demonstrando a pluralidade que existe nessa categoria e fazendo uma leitura visual das juventudes.
Um dos resultados dessa pesquisa foi a organização da exposição tornando público os textos visuais da turma para a comunidade escolar, possibilitando a divulgação dos seus trabalhos e problematizando as condições em que se vive a juventude.
A Fotoetnografia propõem uma linguagem visual, sem nenhum texto escrito ou legenda junto as imagens, retratando uma história.
Os textos visuais estão organizados dessa forma, cada texto tem o intuito de contar uma história. São oito (8) fotos para cada autor que buscam contar a história de como cada um vive a juventude, após o texto visual tem um texto escrito que o complementa.

Esperamos que apreciem a potência das narrativas visuais de nossos alunos!

Última atualização (Qui, 22 de Agosto de 2019 15:41)