Home separador Últimas Notícias separador Curso livre de introdução à língua e à cultura latina

Curso livre de introdução à língua e à cultura latina

O curso objetiva despertar a atenção dos participantes para a língua e a cultura latina clássica. Para tanto, propõe-se a (i) introduzir os participantes no mundo romano através da vida real de uma pequena cidade do final do século I d.C., mostrando-lhes como viviam seus habitantes em seu dia a dia; e (ii) apresentar a língua latina clássica, analisando sua estrutura morfossintática e lexical.

Espera-se que o impacto do estudo da cultura latina clássica seja positivo na vida dos estudantes, levando-os a compreender melhor a sociedade antiga para que, assim, possam mais adequadamente compará-la com a nossa em seus distintos aspectos. Igualmente, admite-se que o conhecimento do vocabulário e das estruturas da língua latina possa ser de grande utilidade no domínio da língua portuguesa. Por fim, mas não menos importante, tem sido amplamente admitido também que o estudo do latim traz consideráveis benefícios ao desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, tanto que Giacomo Albanese, eminente professor de geometria, costumava dizer: “Deem-me um bom aluno de latim, que farei dele um grande matemático”.

Carga horária: 30 encontros de 2 horas-aula cada (sendo 1 hora-aula = 45 minutos), totalizando 45 horas-relógio.

Dia e horário das aulas: quartas-feiras, das 10h45 às 12h15.

Local: Laboratório de Línguas do Câmpus Charqueadas do IFSul.

Inscrições: de 3 a 11 de maio de 2018.

Como fazer a inscrição? Através do site http://campus.charqueadas.ifsul.edu.br/latim.

Quem pode inscrever-se? Alunos e servidores do IFSul – Câmpus Charqueadas e comunidade externa em geral.

Número de vagas: 30 vagas no total, sendo 15 para alunos e servidores do IFSul, e 15 para a comunidade externa. Havendo mais candidatos do que vagas disponíveis, far-se-á sorteio no dia 14 de maio, às 14h (confirmado). Neste caso, haverá lista de suplência.

Curso inteiramente gratuito, com certificado.

verba movent, exempla trahunt

Última atualização (Sex, 11 de Maio de 2018 17:46)