Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

Abertura da VI Mocitec é realizada oficialmente

Imagem

Aconteceu na última quarta-feira, dia 29 de agosto, a abertura oficial da VI Mostra de Ciências e Tecnologias (Mocitec), que está sendo realizada no Campus Charqueadas. Este ano o evento reúne 134 projetos de pesquisa e conta com participantes de 13 cidades e 26 instituições de ensino do estado. No encerramento, marcado para sexta-feira (31), serão concedidos 39 prêmios diferentes aos melhores da mostra, incluindo a premiação por voto popular, o projeto mais votado recebe 300 reais em compras no Solar Shopping.

O evento contou com a presença dos diretores dos campi, pró-reitores e o reitor do IFSul, Antônio Carlos Barum Brod, que destacou a importância da Mocitec para a região. Durante a solenidade, o diretor-geral do Campus Charqueadas, Antônio Pedro da Silva Junior, ressaltou que, durante os três dias de Mocitec, os estudantes da região terão a oportunidade de mostrar todo o seu potencial e criatividade. O dirigente agradeceu o empenho de professores e técnico-administrativos na organização do evento.

Na oportunidade, houve o lançamento do selo dos correios alusivo à VI Mocitec, que será utilizado nas correspondências oficiais do campus, e a apresentação da página oficial do campus na internet, marcando um momento importante para o instituto.

 

VI Mocitec inicia nesta quarta-feira

Imagem

Acontece nos dias 29, 30 e 31, no Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Charqueadas, a VI Mostra de Ciências e Tecnologias (Mocitec). A abertura oficial da Mocitec será realizada hoje às 14 horas, o evento que acontece desde 2006, tem o objetivo de expor e divulgar os trabalhos realizados por alunos dos níveis fundamental, médio e técnico, e fomentar a pesquisa na região, gerando fontes de conhecimento. Serão premiadas seis áreas de conhecimento, além da participação de 13 cidades, 26 instituições de ensino e 134 projetos de pesquisa.


Programação:


Quarta-feira, dia 29 de agosto

9h - Credenciamento e montagem dos estandes.
12h - Almoço.
14h - Abertura oficial da VI Mocitec.


Quinta-feira, dia 30 de agosto

9h - Avaliação dos trabalhos (mostra fechada para o público em geral) e atividade paralela para os professores orientadores e acompanhantes dos alunos.
12h - Almoço.
14h - Exposição dos trabalhos ao público.


Sexta-feira, dia 31 de agosto

9h - Exposição dos trabalhos ao público.
12h - Almoço.
14h - Exposição dos trabalhos ao público.
18h - Cerimônia de encerramento e premiação.

 

Campus Charqueadas apresenta projetos voltados a tecnologias assistivas

ImagemAs coordenadorias de Tecnologias Assistivas e de Pesquisa e Inovação do IFSul conheceram, na quinta-feira (12), os projetos desenvolvidos pelo campus Charqueadas com o objetivo de contribuir para a autonomia de pessoas com deficiência. Da lista, fazem parte trabalhos como o Reconhecedor de cor com tecnologia RGB no auxílio dos deficientes visuais; Alfabeto Braille; Fala-Libras; IF-Driver; Óculos- Mouse; Sistema de Segurança Universal (SSU) e TeclaWare.

Além dos coordenadores de Tecnologia Assistiva, Edgar Mattarredona; e de Pesquisa e Inovação; João Antônio Neves Allemand, participaram da reunião o diretor-geral do campus Charqueadas, Antônio Pedro da Silva Júnior; o coordenador de Pesquisa, Charles Sidarta Machado Domingos; a titular da Coordenadoria de Extensão, Andreia Cabral Colares, e professores-orientadores dos projetos em tecnologias assistivas.

Durante o encontro, foi cogitada a possibilidade de se formar um grupo de pesquisa para articular as ações desenvolvidas com outros campi do IFSul.

 

Outras Notícias

Concursos
melhorPraticas
forumEducacao
Vestibular

Imagem